
@fredgemesiolemos
QUEM SOMOS
O Programa de Conservação Mamíferos do Cerrado - PCMC - é um grupo de pesquisa que levanta informações sobre espécies da fauna brasileira, buscando compreender suas necessidades de sobrevivência e também trabalhar o encantamento e a coexistência humano-fauna com as comunidades dos locais onde atua. As ações do PCMC contemplam projetos de pesquisa e extensão em ecologia, comportamento, saúde e dimensões humanas.

@vazjaqueline
NOSSA MISSÃO
A missão do PCMC é produzir conhecimento científico sobre os mamíferos carnívoros brasileiros e promover ações para conservação da biodiversidade do Cerrado.
NOSSA HISTÓRIA
No Programa de Conservação Mamíferos do Cerrado sabemos que, às vezes, tudo o que é preciso para mudar o mundo é um pouco de atitude e apoio! Desde a nossa fundação, estamos determinados a causar impactos positivos na conservação da biodiversidade brasileira. Nossos esforços trazem, em sua essência, ideias inovadoras e a paixão da nossa equipe em todas as atividades nas quais estamos envolvidos! Encantados com as belezas do Cerrado e movidos pela preocupação em conservar este importante ecossistema, os ecólogos Fernanda Cavalcanti e Frederico Lemos, fundaram o PCMC em 2009. Desde então, o grupo desenvolve projetos que têm como espécies guarda-chuva a raposa-do-campo e a onça-parda, animais emblemáticos da fauna brasileira, mas ainda pouco conhecidos pela ciência e pela sociedade. Inicialmente o objetivo era conhecer melhor estas espécies e torna-las símbolos da conservação do Cerrado! O sonho ganhou forma e um time de pesquisadores incríveis hoje compõe a família PCMC! Somamos mais de 15 anos de atividades e reunimos diferentes instituições nacionais e internacionais pela conservação da fauna do Cerrado. Nesse tempo muitos profissionais, estudantes, parceiros e apoiadores estiveram presentes nas ações que desenvolvemos e contribuíram para a formação do PCMC. Essas pessoas fazem parte da nossa história e nos lembram todos os dias que o trabalho conjunto, ética e amizade são a chave para a construção de um mundo mais justo para todas as espécies.

O PCMC nasceu no coração do Brasil Central e sua casa é o Cerrado!
@fredgemesiolemos





ONDE ATUAMOS
Sediado na Universidade Federal de Catalão, o PCMC concentra seus estudos no Brasil Central. Nossos projetos são desenvolvidos tanto em áreas não protegidas quanto em Unidades de Conservação (UCs).As áreas consideradas não protegidas são aquelas que estão localizadas em propriedades particulares. Esses ambientes em que já houveram alterações causadas por ações humanas (como, por exemplo, introdução de pastagens, cultivos e espécies exóticas), mas que ainda possuem fragmentos de vegetação natural e fauna nativa, são chamados de agroecossistemas.Já as UCs são as áreas delimitadas e protegidas pela lei brasileira, que foram criadas e são mantidas para preservar paisagens naturais e as espécies que nelas habitam. Existem diferentes modalidades de UCs: acesse aqui mais informações.