Rosa, C. A.; Ribeiro, B. R.; Bejarano, V.; Puertas, F. H.; Bocchiglieri, A.; Barbosa, A. L. S.; Chiarello, A. G.; Lemos, F. G. et al. 2020. Neotropical alien mammals: a data set of occurrence and abundance of alien mammals in the Neotropics. Ecology, Volume 101 (11) p. 1-8. https://doi.org/10.1002/ecy.3115
Resumo: A invasão biológica é uma das principais ameaças à biodiversidade nativa. Para que uma espécie se torne invasora, ela deve ser voluntária ou involuntariamente introduzida por humanos em um habitat não nativo. Os mamíferos estavam entre os primeiros táxons a serem introduzidos em todo o mundo para caça, carne e trabalho, mas o número de espécies introduzidas na região neotropical permanece desconhecido. Neste conjunto de dados, disponibilizamos dados de ocorrência e abundância de espécies de mamíferos que (1) transpuseram uma barreira geográfica e (2) foram voluntária ou involuntariamente introduzidas por humanos nos Neotrópicos. Nosso conjunto de dados é composto por 73.738 registros georreferenciados históricos e atuais de espécies exóticas de mamíferos, dos quais cerca de 96% correspondem a dados de ocorrência de 77 espécies pertencentes a oito ordens e 26 famílias. Os dados cobrem 26 países continentais nos Neotrópicos, desde o México e suas regiões fronteiriças (sul da Flórida e centro-litoral da Flórida no sudeste dos Estados Unidos) até Argentina, Paraguai, Chile e Uruguai, e os 13 países das ilhas do Caribe. Nosso conjunto de dados também inclui espécies neotropicais (por exemplo, Callithrix sp., Myocastor coypus, Nasua nasua) consideradas exóticas em áreas específicas dos Neotrópicos. As espécies mais numerosas em termos de registros são de Bos sp. (n = 37.782), Sus scrofa (n = 6.730) e Canis familiaris (n = 10.084); 17 espécies foram representadas por apenas um registro (e.g., Syncerus caffer, Cervus timorensis, Cervus unicolor, Canis latrans). Os primatas têm o maior número de espécies no conjunto de dados (n = 20 espécies), em parte devido a incertezas quanto à identificação taxonômica dos gêneros Callithrix, que inclui as espécies Callithrix aurita, Callithrix flaviceps, Callithrix geoffroyi, Callithrix jacchus, Callithrix kuhlii, Callithrix penicillata e seus híbridos. Este conjunto de dados exclusivo será uma fonte valiosa de informações sobre avaliações de risco de invasão, redistribuição da biodiversidade e pesquisas relacionadas à conservação. Não há restrições de direitos autorais. Por favor, cite este documento de dados ao usar os dados em publicações. Solicitamos também que pesquisadores e professores nos informem sobre como estão utilizando os dados.
Palavras-chave: hotspots de biodiversidade; invasões biológicas; espécies exóticas; espécies invasoras; novos ecossistemas; savana; floresta tropical.
Commentaires